Crise de ansiedade, acalma-se! Aldo Sampaio Raggio explica

Crise de ansiedade, acalma-se! Aldo Sampaio Raggio explica

maio 24, 2019 0 Por Julia Cabernet

A ansiedade é um transtorno que atinge um grande número de pessoas no Brasil e no mundo.

E, além das causas orgânicas, que são aquelas que ocorrem naturalmente no cérebro, existem as causas naturais, que são motivadas principalmente pela rapidez com que as coisas acontecem atualmente.

Aldo Sampaio Raggio diz: “Como todas essas coisas já fazem parte das nossas vidas, uma dúvida que se passa pela mente de muitas pessoas é: como se acalmar em uma crise de ansiedade? se esse é o seu caso, continue acompanhando e descubra o que fazer. Quando se trata de ansiedade, existem várias maneiras de se acalmar. Algumas medidas são indicadas quando se deseja uma melhora imediata, enquanto outras atuam a longo prazo, permitindo que aprenda cada vez mais a controlar es ansiedade gera.”

Para Busque respirar. A primeira medida é buscar controlar a sua respiração, pois assim conseguirá evitar que o pânico gerado pela ansiedade faça com que perca o ar. Mesmo que no início pareça extremamente desafiador, continue, pois, aos poucos, conseguirá assumir o controle cada vez mais.

Aceite que o medo é o principal combustível da ansiedade, por isso, assim que uma crise começar, aceite o que está acontecendo. Assim, terá a consciência de que não se trata de um ataque do coração e que isso irá passar depois de alguns minutos.

O que ajuda também, é fechar os olhos: os estímulos externos podem fazer com que a sua crise se agrave. Portanto, fechar os olhos pode te ajudar a se concentrar em si mesmo e na sua respiração, evitando que o pânico se torne mais intenso.

Para a Ivone de Arruda Sampaio, que já Foi vítima dessa crise, é importante tomar cuidado para não desviar do seu foco. Tenha atenção, durante uma crise de ansiedade, uma pessoa costuma se distanciar da realidade, temendo coisas que não são verdadeiras. Desse modo, se atentar ao momento presente, à sua respiração e ao seu corpo é extremamente eficaz para combater a angústia.

Foque em alguma outra coisa, isso irá ajudar a desviar do seu foco principal. Além de se atentar ao seu próprio corpo, se concentrar em algum objeto específico também é uma forma de tirar o foco da ansiedade. Olhe para determinado item e analise suas características e detalhes, assim os sintomas irão desaparecer naturalmente.

Para Atílio Renato Sampaio Raggio, o ideal é buscar relaxar os músculos tendem a ficar tensos durante uma crise de ansiedade. Desse modo, relaxá-los certamente irá te ajudar a se acalmar. Faça isso com um grupo muscular de cada vez, sempre praticando mesmo em momentos tranquilos.

Trabalhe a sua imaginação também pode ser uma ótima aliada. Quando a ansiedade chegar, pare e comece a imaginar uma cena feliz, como um lugar agradável, por exemplo, quanto mais detalhes, melhor.

Você pode se exercitar! Exercícios físicos leves, como a caminhada, por exemplo, podem ajudar o seu cérebro a liberar endorfina, hormônio responsável por uma agradável sensação de prazer e relaxamento. Apenas certifique-se de estar respirando corretamente antes de começar a se exercitar.

Já pensou em escrever?. Escrever o ajudará a registrar o que está sentindo em um bloco de anotações pode te ajudar duplamente. Em primeiro lugar, é positivo porque faz com que se concentre no ato de escrever e, em segundo, te ajuda a se conhecer melhor e a reconhecer suas emoções.

Tenha apreço por si mesmo. O autocuidado o influência, cuidar de si com carinho, se atentar à sua alimentação, saúde e bem-estar são medidas que não têm a capacidade de curar sua ansiedade, mas que podem te ajudar a ter mais qualidade de vida, o que certamente trará benefícios.

Procure um hobby ou se meditar! Realizar atividades agradáveis e que não sejam uma obrigação é ótimo para tirar o foco dos medos e problemas para se concentrar em algo prazeroso e relaxante. Pintura, jardinagem e artesanato são ótimos exemplos. A meditação é uma medida capaz de ajudar no controle da ansiedade a longo prazo. Através dela você pode aprender a desapegar de pensamentos intrusivos para se concentrar em coisas positivas e edificantes.

É fundamental dormir bem, ter boas noites de sono é um dos fatores que podem contribuir para o controle da ansiedade. Para isso, é importante evitar bebidas estimulantes e refeições pesadas à noite, e se atentar a detalhes como conforto do colchão, além da temperatura e iluminação do quarto.

Desabafe com alguém ou ouça músicas! Ouvir canções relaxantes e que te transmitam paz é outra atitude interessante para se acalmar em uma crise de ansiedade. Você pode preparar uma playlist específica para isso, com músicas agradáveis e que te façam se sentir bem. Falar sobre o que está sentindo é sempre muito bom, pois faz com que coloque para fora as suas angústias e obtenha apoio de um ente querido. Portanto, tenha amigos confidentes e se abra com eles sempre que sentir necessidade.

Não sofra sozinho, fale sobre o problema com alguém da sua confiança ou procure ajuda profissional. Todos nós precisamos de equilíbrio para viver em nosso dia a dia.