Verstappen supera Mercedes e Ferrari e faz a pole do GP do México – UOL

O piloto holandês Max Verstappen (Red Bull) conseguiu sua segunda pole na carreira neste sábado e largará na frente no GP do México depois de marcar 1min14s758. O segundo colocado é Charles Leclerc (Ferrari), com 1min15s024. O terceiro é Sebastian Vettel (Ferrari), que anotou 1min15s170.

O resultado apaga a decepção vivida pelo holandês ano passado, quando liderou todas as sessões de treinos livres, mas não conseguiu repetir o desempenho quando era para valer. Mesmo assim, ele venceu a corrida.

Mas o treino deste sábado terminou de maneira diferente porque o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) bateu na curva que dá acesso à reta em que os tempos são tomados. A pancada foi bastante forte e o piloto estava ofegante quando conversou com a equipe Mercedes para dizer que estava tudo bem.

A nightmare end to qualifying for Valtteri Bottas!But thankfully he is okay #MexicoGP#F1pic.twitter.com/TakzoATo2i

— Formula 1 (@F1) October 26, 2019

Ele perdeu o controle do carro ao passar sobre a zebra. O carro atingiu o muro e escorregou nele até acertar uma proteção. Bottas vai sair na sexta posição.

Companheiro de Bottas, Lewis Hamilton (Mercedes) também foi prejudicado pelo acidente, porque vinha logo atrás e em condições de terminar com o melhor tempo do treino de classificação, mas foi o brigado a tirar o pé e sairá em quarto lugar.

Ainda assim, o final de semana pode terminar muito bem para o inglês. Ele pode conquistar o sexto título na carreira neste domingo. O único a poder superá-lo nesta temporada é Bottas.

Um título antecipado de Hamilton, porém, depende de uma combinação improvável de resultados. O piloto inglês será campeão se marcar 14 pontos a mais que Bottas. Isto significa que se Hamilton vencer a prova e ganhar o ponto extra pela melhor volta da corrida, sairá com o título com o rival chegando na quarta posição ou um resultado pior. Caso Bottas não pontue, o inglês necessita de um terceiro lugar.

A largada do GP do México será às 16h10 deste domingo.

CLASSIFICATION: END OF QUALIFYINGMax loves Mexico, doesn’t he?! He qualifies ahead of the Ferraris#MexicoGP#F1pic.twitter.com/aFjBhWiz51

— Formula 1 (@F1) October 26, 2019

Verstappen exalta equipe

O GP do México é realizado a mais de 2 mil metros de altitude e o ar rarefeito afeta os motores, que perdem potência. O fenômeno favorece a Ferrari, que tem o melhor motor do grid, e havia expectativa de um piloto da equipe largando na frente. Mas Verstappen ignorou este fator e cravou a pole. O holandês repartiu com a equipe os créditos do resultado.

“A Ferrari foi muito rápida nas últimas duas etapas. Muito obrigado ao meu time, temos um carro muito rápido. Ano passado larguei em segundo, espero fazer uma boa corrida”, declarou na entrevista ao final do treino.

Leclerc vinha numa volta muito veloz e as parciais sugeriam que poderia baixar o tempo de Verstappen. Mas ele cometeu um pequeno erro que custou a possibilidade de ser o mais rápido.

“Perdi a traseira do carro no segundo setor. A Red Bull estava muito rápida hoje. Amanhã, a largada será importante”, afirmou o segundo colocado.

Imagem: Xinhua/Xin Yuewei

Intoxicação alimentar

Os treinos do GP do México quase tiveram um desfalque. Diversos integrantes das equipes Mclaren e STR sofreram intoxicação alimentar, incluindo o piloto francês Pierre Gasly. Ele correu risco de não participar da sessão de classificação, mas colocou sua Toro Rosso no décimo lugar.

Emerson Fittipaldi no boxe da Mclaren

Quem acompanhou os treinos foi o brasileiro Emerson Fittipaldi, campeão da Fórmula 1 duas vezes nos anos de 1972 e 1974. Ele e os netos estavam no boxe da Mclaren, equipe pela qual conquistou o último título na principal categoria do mundo.

Imagem: REUTERS/Luis Cortes

Piloto da casa fora do Q3

O mexicano Sergio Pérez é o representante do México na Fórmula 1 e esperança dos torcedores para ter um piloto da casa fazendo bonito. Mas ele ficou de fora do Q3 por uma posição. Conseguiu apenas a 11ª colocação, para decepção do público que estava no autódromo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui