Como a manutenção preventiva influencia na vida útil do seu automóvel?

Aprenda as vantagens de se fazer uma manutenção preventiva em seu carro!

28/10/2019 às 18:08

Por

Se você tem um carro, pode ser tentador ignorar qualquer tipo de manutenção, a menos que algo dê errado. Provavelmente não precisamos dizer que é uma má ideia. No entanto, nem todos entende de fato o que é a manutenção preventiva, o que você deve fazer e quando deve fazê-lo. Vamos esclarecer isso e dar-lhe algumas dicas que se aplicam a qualquer veículo.

No que diz respeito à manutenção de carros equipamentos mecânicos, existem duas estratégias geralmente implementadas – manutenção reativa e manutenção preventiva. A manutenção reativa é mais comumente referida pelo mantra “se não está quebrado, não conserte”. Embora esse método possa parecer o mais econômico, esses resultados geralmente duram pouco, pois à medida que o equipamento envelhece, a confiabilidade do mesmo diminui significativamente. 

Já a manutenção preventiva consiste em manter um cronograma de manutenção para uma vida longa e saudável do seu equipamento mecânico, numa abordagem preventiva que terá o menor impacto nos custos de manutenção de carros usados em Belo Horizonte ou em qualquer lugar do mundo.

Afinal, a manutenção preventiva automotiva mantém seu carro em boas condições de funcionamento e evita problemas que podem levar a avarias na estrada, uma vez que garante que os principais sistemas mecânicos do seu veículo estejam funcionando de maneira adequada e eficiente. Manter a manutenção do seu carro regularmente reduz a probabilidade de problemas e facilita a identificação de quaisquer problemas, além de prolongar a vida útil do seu veículo. Confira nossas dicas!

Por que devo fazer manutenção preventiva frequente?

Como o termo sugere, esse método utiliza um programa de manutenção estrategicamente projetado que mantém seu automóvel funcionando com segurança e eficiência. Esse tipo de programa estratégico garante que tarefas gerais de manutenção sejam executadas rotineiramente, em um esforço para evitar reparos maiores e caros no futuro. Esse plano é semelhante à manutenção geral que você realiza no seu carro, onde são realizadas trocas frequentes de óleo e rotações dos pneus para garantir uma vida útil longa e confiável, para um dia em caso de revenda, você conseguir manter o valor de mercado de seu carro muito próximo à da Tabela Fipe.

Ganho em eficiência

Um dos impactos mais significativos da manutenção preventiva é o aumento da eficiência dos equipamentos existentes em seu carro, indiferentemente se for um Jaguar, uma Mercedes, um Hb20 ou um Fusca. Agendar manutenção de rotina, como inspeções gerais, alterações de óleo e fluidos ou substituições de peças, manterá seu equipamento funcionando perfeitamente. Quando a eficiência ideal é alcançada, sua empresa se beneficiará de um aumento na economia de combustível e energia. Isso significa mais dinheiro no seu bolso, enquanto o equipamento antigo continua funcionando como no dia em que foi instalado.

Redução de custos

Quem adota a abordagem de manutenção “se não está quebrado, não conserte” está essencialmente aguardando a ocorrência de problemas. Esse sistema não é apenas ineficiente, mas pode criar um efeito borboleta, que pode significar altos custos de técnicos de serviço, além da necessidade de peças específicas (muitas vezes caras). Uma estratégia de manutenção preventiva elimina a maioria dos problemas antes que eles surjam, o que resulta em confiabilidade do equipamento a longo prazo a um preço drasticamente reduzido. Essa redução de custo ocorre porque será feito um esforço para impedir a falha do equipamento, em vez de reagir a emergências cruciais. A economia de custos por não ter de suportar reparos dispendiosos do momento permite cobrir totalmente os reparos regulares do serviço. Além disso, os procedimentos de manutenção preventiva economizam tempo, o que diminui o tempo de inatividade do seu carro que supostamente precisará ficar parado numa oficina mecânica.

Conservação

No mundo moderno, os custos de equipamentos mecânicos são caros. Quanto melhor sua empresa cuidar de seus equipamentos, mais durará. O equipamento tratado com manutenção de rotina terá uma vida útil mais longa e proporcionará maior lucro. Isso é evidente no número de gerentes de manutenção que mudam para uma estratégia de manutenção preventiva e preditiva programada. A manutenção preventiva é sem dúvida a melhor abordagem a ser adotada com o seu equipamento para obter o sucesso ideal a longo prazo. Seu equipamento não apenas fornecerá confiabilidade excepcional, mas o sucesso persistente da sua empresa será a prova desse ritual de manutenção.

Cuidados com seu automóvel diariamente

Embora seja importante seguir uma rotina de manutenção agendada, há algumas coisas que precisam de atenção no dia-a-dia, conforme necessário. Algumas dessas coisas são: 

Outra coisa a considerar quando as estações mudam é a manutenção realizada antes do inverno chegar. Isso pode incluir alinhamento, rotação do pneu, substituição do pneu, verificações do sistema de escapamento e muito mais. Você se sentirá melhor se souber que seu carro foi inspecionado e mantido recentemente dentro dos padrões de fábrica, o que lhe garante segurança e conservação do veículo. 

Estas são apenas algumas das coisas que todo veículo precisa e quase todas são coisas que você pode fazer sozinho. Não podemos enfatizar o suficiente a importância de verificar o manual do proprietário para qualquer coisa que tenhamos esquecido aqui ou algo específico para o seu veículo, especialmente no quesito de manutenção preventiva. Se você não possui seu manual, pode encontrá-lo facilmente online.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam saber as vantagens de se fazer uma manutenção preventiva em seus carros!

Equipamento impede sinal de rastreadores de veículos; saiba como se proteger

A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.

Ônibus é incendiado após PM impede baile funk em Ribeirão das Neves

Condenado por homicídio chega com brasileiros deportados pelos EUA em Confins

Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 25 de outubro

Crie O Impossível reunirá 10 mil estudantes no Mineirão para falar de empreendedorismo

Operação contra sonegação fiscal mira indústria de rações pet

Previsão do tempo para Minas Gerais nesta quinta-feira, 24 de outubro

20/08/2019 às 13:45

Por

Para que você consiga usufruir dos serviços oferecidos pela instalação de rastreador veicular é imprescindível que o seu aparelho de rastreador veicular esteja funcionando corretamente. Veja qual é o equipamento que impede sinal de rastreadores de veículos; saiba como se proteger.

Com o objetivo de que você não seja prejudicado pela falta de sinal do rastreador automotivo é imprescindível de que você se informe sobre quais são as atividades realizadas pela empresa de rastreamento de veículos para que o desempenho rastreador para moto e rastreador de carro não seja afetado.

A empresa de rastreadores de veículos não pode abster-se do uso de tecnologias que protegem o equipamento rastreador veicular desse tipo de dispositivo.

O Jammer bloqueia os sinais do rastreador veicular via satélite o que acaba prejudicando o sistema de rastreamento veicular que é utilizado para manter a comunicação da moto ou carro com a central de rastreamento veicular grátis.

Além disso, dependendo da proximidade que o veículo estiver do Jammer é possível que o rastreador para veículos e também que o bloqueador veicular não funcionem por até 10 metros, o que pode facilitar a ação de meliantes que querem furtá-lo.

Antes de contratar o serviço de rastreamento gps veicular verifique o que está incluso no termo de adesão rastreamento veicular para que diante de um imprevisto como esse você não seja prejudicado.

Pode ser que você tenha pensado que a instalação rastreador automotivo não valha a pena por conta da possibilidade de ter a performance prejudicada por conta de outro aparelho. 

Entretanto, não há com o que se preocupar, basta procurar por uma empresa de rastreamento veicular que ofereça o melhor rastreador automotivo que conta com o sistema “Anti-Jammi”.

Dessa forma, no caso de roubo ou furto eles terão acesso às informações sobre o local em que ele foi deixado, e o percurso por meio do site para rastreamento veicular – o que também é útil para conseguir localizar vítimas que foram sequestradas junto com a moto ou carro.

Além de que, dependendo das marcas de rastreador veicular disponíveis você tem a vantagem de dispor do botão de pânico que pode ser acionado sempre que o usuário se sentir em uma situação de perigo.

 

Relatório realizado pelo Superbid Marketplace aponta que o custo-benefício, comodidade e segurança na hora da compra são os fatores decisivos para os consumidores que optam por leilões online

22/03/2019 às 17:43

Por

Um levantamento feito pelo Superbid Marketplace em 2018 mostrou os seminovos e usados mais vendidos por meio da plataforma em 25 estados e no Distrito Federal naquele ano.

O estudo revelou que a Fiat foi a marca mais vendida em Minas Gerais. No top 3 dos mineiros estão o Toro, Uno e Palio.

Segundo Paulo Scaff, CEO da MaisAtivo Intermediações, empresa de intermediação de bens de capital e de consumo duráveis no Superbid Marketplace, leiloar ativos vem se tornando uma prática cada vez mais comum entre as empresas como forma de recuperar o capital de bens que precisam ser desmobilizados. “Hoje, a maioria absoluta dos automóveis à venda no Superbid Marketplace são originários de renovação de frotas de empresas”, completa.

Em São Paulo a marca mais vendida também foi a Fiat, com o Uno sendo o mais popular em leilões online. No Espírito Santo o Toyota Hilux ocupa o topo do ranking, enquanto no Rio de Janeiro a vantagem é do Renault Sandero.

Na região Sul, o Gol é o primeiro no Rio Grande do Sul e no Paraná e o terceiro mais vendido em Santa Catarina, onde ganha o Fiat Uno, assim como em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ambos na região Centro-Oeste.

No Nordeste e também no Distrito Federal, a vantagem é do GM Celta. A exceção é do Maranhão e do Piauí, onde os primeiros colocados são a Toyota Hilux e a Fiat Fiorino, respectivamente. O Fiat Argo é o mais vendido em Goiás, também no Centro-Oeste.

Já no Norte, a escolha varia. Fiat domina no Acre e no Tocantins, com a Fiorino e o Palio, enquanto o Amazonas (Gol) e o Pará (Amarok) optaram pela Volkswagen. Já no Amapá e em Rondônia, o topo do ranking é ocupado pelo Celta e Hilux, nessa ordem. Não há dados sobre Roraima.

A compra e venda em leilões online têm se tornado cada vez mais populares entre os brasileiros. As vantagens para quem opta por esse tipo de negociação são muitas.

Para quem compra, o preço é sempre um grande atrativo já que geralmente o lance inicial dos bens fica bem abaixo do valor praticado no mercado. Além disso, o comprador oferece o que pode pagar, não comprometendo suas economias.

Outra grande vantagem é a possibilidade de dar lances de qualquer lugar e a qualquer hora, uma vez que o processo é inteiramente online.

O valor também é um benefício de leilões online às empresas ou empresários que vendem seus ativos. Como o anúncio da venda é feito para uma gama muito maior de possíveis compradores e vence quem paga mais, as possibilidades de maximização do lucro e a velocidade com que os ativos são vendidos são muito maiores.

O Por Dentro de Minas listou cinco dicas para você fazer uma boa escolha.

24/04/2018 às 09:00 • atualizado em 24/04/2018 às 09:02

Por

Adquirir o próprio carro, e agora? Precisa escolher o melhor seguro protegê-lo contra qualquer situação que possa prejudicar seu veículo e ainda que cabe no orçamento. O Por Dentro de Minas resolveu fazer este artigo para traz agora algumas dicas para você que está nesta jornada nova.

“A opção mais barata nem sempre é um bom negócio, já que ela pode excluir algum tipo de proteção que o segurado deveria ter. O mais importante é verificar as coberturas e os serviços que cada companhia oferece, analisando sempre o custo benefício.

No caso de renovação, Kemp explica que antes de aceitar imediatamente um novo contrato com a atual seguradora, é importante que o consumidor consulte cotações em pelo menos duas ou três novas companhias.

Mas atenção: se o segurado tem a possibilidade de utilizar o transporte coletivo (ônibus, metrô, trem, etc.) durante um eventual conserto na oficina é possível baratear o valor da apólice eliminando a opção do carro reserva.

Aprenda as vantagens de se fazer uma manutenção preventiva em seu carro!

A influenciadora digital Anna Layza, criadora do canal Hi Gorgeous no YouTube, com quase 7 milhões de inscritos, tem vivido nos últimos meses…

Quando o assunto é casamento, inovar pode parecer uma missão quase impossível e cair na mesmice. Por isso, um casal…

Acidente envolveu caminhão, ônibus, carro e carreta na noite deste domingo (27).

Na coluna de Dr. Marcelo Harger desta semana, leia: “Fascista sem saber”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui