MEI: empréstimo e financiamento com condições diferenciadas para alavancar os negócios

Para quem é MEI (Microempreendedor Individual), desenvolver um negócio, ainda que pequeno, enfrenta muitas dificuldades, entre as quais, capitalizar a empresa. Financiamento ou empréstimo para reformar, modernizar, investir em marketing e capital de giro para administrar os pagamentos e compras de forma pontual é uma necessidade de qualquer empresário. Mas, o primeiro passo para conseguir um crédito é a formalização.

Isso porque, quem possui um CNPJ sai na frente na hora de solicitar um empréstimo ou financiamento junto aos bancos. Inclusive, um empréstimo ou financiamento para MEI, pela importância do desenvolvimento das micro e pequenas empresas e assim, um maior dinamismo da economia, possui características exclusivas.

Empréstimo ou financiamento com condições de pagamento maiores e juros reduzidos e menos burocracia na hora de conseguir crédito. Essas são as principais vantagens das linhas de crédito para os microempreendedores.

Algumas instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), possuem ações de incentivo ao desenvolvimento de micro e pequenos negócios.

As linhas de financiamentos para MEI, disponibilizadas por essas instituições, são direcionadas a:

Além disso, alguns bancos possuem uma linha de crédito específica, de acordo com o seu modelo de negócio, ou seja, se a empresa trabalha com um produto ou serviço sazonal, que depende de um período do ano específico para vender, as condições de pagamento tendem a ser adaptadas.

Entretanto, existem diferenças entre as taxas cobradas, condições e exigências entre os bancos. Por isso, pesquisar bem é muito importante para que você saiba tudo sobre as linhas de financiamento e empréstimo que cada banco tem a te oferecer.

Para dar os primeiros passos e buscar fazer um empréstimo ou financiamento para MEI , ajudando no crescimento do seu negócio, veja a lista com os documentos necessários:

BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem como principal objetivo o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

O apoio é feito de forma indireta, por meio do financiamento aos agentes operadores, que repassam os recursos diretamente ao microempreendedor.

Além disso, o valor do financiamento e a taxa de juros são determinados pelo agente operador.

Dessa forma, os interessados devem dirigir-se aos agentes de sua cidade/região, que analisarão a concessão de crédito e as condições do financiamento ou empréstimo. Confira uma lista dos agentes, disponibilizada pelo BNDES.

A Caixa Econômica Federal, através do Microcrédito Giro Caixa Orientado, pessoas jurídicas e físicas podem obter um financiamento. Até até mesmo um empreendedor informal, pode se juntar a um grupo solidário de pelo menos 3 outros empreendedores informais para facilitar o acesso ao crédito. Acesse o site da Caixa para obter maiores informações.

O Banco do Brasil Com o Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), financia ou empresta para melhoras em geral. Isso inclui o fluxo de caixa (capital de giro), compra de equipamentos, móveis, ferramentas e demais itens necessários ao funcionamento da atividade econômica.

Contudo, o banco, por meio de sua rede de agências e da empresa parceira, Movera, oferece orientação e acompanhamento ao seu empreendimento durante o período de utilização do crédito. Saiba mais acessando a página do banco.

Leia ainda:Financiamento Itaú: crédito para quem trabalha por conta própria ou possui negócio formal ou informal; confira

Welcome, Login to your account.

For security, use of Google’s reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

For security, use of Google’s reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Recover your password.

A password will be e-mailed to you.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui